Noite de Oscar

O seu maior companheiro da temporada de premiações

Oscar 2021 – Melhor Filme (Janeiro)

Feliz 2021! É tempo de mudanças e também da temporada de premiações começar oficialmente. Foram muitas incertezas, muitas exibições diferentes de filmes, mas estamos aqui. Qual produção será a grande vitoriosa nas premiações de 2021? O filme que será marcado por ganhar o Oscar num dos anos mais atípicos da história do cinema – talvez o mais atípico? Vamos conferir a situação de cada um.

Linda May em Nomadland (2020)

Começamos com Nomadland: Leão de Ouro, People Choice Award e várias outras indicações e vitórias nos prêmios da crítica. Difícil não considerar o frontrunner atual da temporada. Mas calma aí, porque a Searchlight tem competição forte. Vindo na outra via, essa que parecia tão distante da temporada, temos a grande surpresa First Cow. O filme, distribuído pela A24, ganhou uma força absurda com a crítica nas últimas semanas. Presente em quase todas as listas de melhores do ano, quase sempre nos primeiros lugares, o filme descolou o NYFCC de Melhor Filme e várias indicações para a diretora Kelly Reichardt. Pra ter noção de como isso importa, apenas 4 filmes que ganharam o NYFCC não foram indicados a Melhor Filme: Mulholland Dr (2001), Far From Heaven (2002), United 93 (2006) e Carol (2015). E mesmo assim, esses filmes acabaram sendo indicados em outras categorias principais, como direção (David Lynch) e atriz (Cate Blanchett). Juntamente com Minari, o provável crowdpleaser do ano e recém alvo de discussões sobre sua elegibilidade no Globo de Ouro, a A24 irá competir com força no Oscar 2021. Porém, cabe saber se os dois filmes da distribuidora irão entrar ou apenas um desses irá começar a receber uma campanha massificada.

Outras novidades do último mês foram: Judas and the Black Messiah, filme de Shaka King, irá estrear (na HBOMAX) no dia 12 de fevereiro. The United States vs Billie Holiday, de Lee Daniels, foi comprado pela Hulu e está ajustando uma data de estreia que conceda elegibilidade para o Oscar. Será interessante ver a diferença de recepção entre esses filmes lançados direto no streaming e outros que tiveram seu lançamento limitado no cinema (como Nomadland).

E assim ficou a categoria:

Melhor Filme
1. Nomadland
2. Ma Rainey’s Black Bottom
3. The Trial of the Chicago 7
4. Soul
5. Mank
6. The Father
7. Da 5 Bloods
8. Minari
9. News of The World
10. One Night in Miami

Alterações: Ma Rainey’s Black Bottom (+5), Soul (+1), Da 5 Bloods (-1), Mank (-5)
Bateram na trave: First Cow (A24); Promising Young Woman (Focus); Sound of Metal (Amazon); The United States vs Billie Holiday (Hulu)

André Luis

Gosto de rinha de filme.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top