Categorias
Apostas

Oscar 2021 – Melhor Atriz (Prévia Final)

A categoria de Melhor Atriz desse ano provou ser uma das mais caóticas e imprevisíveis dos últimos anos. A única certeza é a de que qualquer uma das indicadas pode sair com o Oscar.

A categoria de Melhor Atriz está um caos. É uma das categorias mais enigmáticas dos últimos anos, talvez a maior. Ela é formada por: Vanessa Kirby (Pieces of a Woman), Frances McDormand (Nomadland), Viola Davis (Ma Rainey’s Black Bottom), Carey Mulligan (Promising Young Woman) e Andra Day (Billie Holiday vs The United States). É uma categoria imponente onde qualquer aposta é a válida agora, só nos resta esperar a noite da cerimônia para ter certeza do resultado, mas ainda há tempo de tentar prever a vitoriosa.

Geralmente na categoria costuma-se ver um sweep (vitória em todos os principais prêmios) ou, pelo menos, uma vitória na maioria das premiações pré-Oscar, o que não foi o caso deste ano, contrariando todas as expectativas. Quatro das atrizes ganharam precursores televisionados e uma delas ganhou a Volpi Cup em Veneza. A única afirmação que pode ser feita sobre Melhor Atriz é que não existe certeza quanto a uma vencedora.

Vanessa Kirby em Pieces of a Woman (2020), cortesia da Netflix

Vanessa Kirby, ganhadora da Volpi Cup de Melhor Atriz em Veneza, está indicada pelo longa “Pieces of a Woman”. Sua indicação comprovou a força do prêmio mencionado. Todas as vencedoras em um filme britânico/americano acabaram sendo indicadas ao Oscar desde o começo do século, entretanto, a indicação de Vanessa foi a única de seu filme e isso complica suas chances de vencer. Considerando que ela não ganhou nenhum dos quatro antecessores do Big Five (Globo de Ouro, SAG, CCA, BAFTA), Vanessa fica na lanterninha da competição. Talvez os votos entre as quatro outras indicadas possam dividir votos e Vanessa conseguir terminar com o careca dourado em suas mãos, mas essa probabilidade é pequena.

Andra Day, indicada por “Billie Holiday vs. The United States”, estreia nos cinemas com sua primeira atuação. Ela foi aclamada por sua performance como a famosa cantora e acabou ganhando o Golden Globe de Melhor Atriz em Drama. O Globo de Ouro é um dos principais marcos na categoria de atriz principal, na última década, a atriz que ganhou o prêmio em Drama ou Comédia acabou ganhando o Oscar. Mas a indicação de Andra também foi a única de seu filme e isso pode atrapalhar consideravelmente seu trajeto ao Oscar, mesmo assim, suas chances ainda estão mais fortes.

Viola Davis em Ma Rainey’s Black Bottom (2020), cortesia da Netflix)

Viola Davis se tornou a atriz negra mais indicada ao Oscar, ela recebeu sua quarta indicação pela adaptação da peça de August Wilson, “Ma Rainey’s Black Bottom”, ao lado de Chadwick Boseman, ela comanda o elenco do filme da Netflix. Viola ganhou o SAG por sua performance, mas um detalhe é que o SAG adora Viola. Com sua vitória, Viola acumula um total de seis prêmios da premiação mencionada. No Oscar, Davis é uma forte candidata, mas “Ma Rainey’s” acabou sendo esnobado em categorias principais e boa parte do foco da campanha da Netflix tem girado ao redor de Boseman, o que pode afetar a campanha da atriz. Considerando tudo isso, Viola é muito querida na indústria e seu poder não pode ser menosprezado

Frances McDormand, veterana que já venceu dois Oscars na categoria, retorna com “Nomadland”, o longa de Chloe Zháo que é o grande favorito para ganhar o título de Melhor Filme dia 25. Frances ganhou o BAFTA pelo seu papel de Fern, mas vale ressaltar que boa parte de sua competição não estava indicada, pois foram excluídas pelo júri. O poder do filme parece elevar a veterana na corrida, mas a Academia pode recusar dar tantos prêmios ao longa de Zháo e talvez o recompensar só em Direção, Roteiro e Filme nas principais.

Carey Mulligan em Promising Young Woman (2020), cortesia da Focus Features

Ao que tudo indica até agora, a escolha mais óbvia para apostar em Melhor Atriz é Carey Mulligan. A atriz recebeu sua segunda indicação ao Oscar pelo filme “Promising Young Woman”. Sua performance foi muito aclamada e o filme bem recebido, comprovado pela Academia com 5 indicações, que pode resultar em algumas vitórias, elas sendo Roteiro Original e Melhor Atriz. Carey ganhou somente o Critics Choice, mas a dúvida é se ela poderia ter ganho o BAFTA caso o júri não a tivesse esnobado. Tudo conspira a favor de Carey e isso pode levá-la ao prêmio finalmente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *