Categorias
Apostas Temporada 2020/2021

Oscar 2021 – Melhor Ator (Fevereiro)

Chadwick Boseman continua como o mais provável a levar o prêmio de Melhor Ator, mas Riz Ahmed vem brilhando ainda mais nessas últimas semanas.

Desde a nossa prévia de Melhor Ator em janeiro, a posição de Delroy Lindo foi ameaçada por conta do Globo de Ouro e no SAG, mas ele logo depois apareceu na longlist do BAFTA, o que ainda mantem, ainda que nem tanto, as chances dele ainda aparecer no Oscar. Mas tudo conspira para Riz Ahmed no momento, ainda mais levando em conta que está fazendo tudo isso com um filme que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019. Ele ainda lidera os prêmios da crítica com Chadwick Boseman logo atrás. Além das indicações ao Globo de Ouro, SAG e Critics Choice Awards, Riz recebeu dois prêmios de atuação dos festivais de Palm Springs e Miami e acaba de ganhar o National Board of Review, também sendo indicado ao Independent Spirit Awards por final.

Riz Ahmed em Sound of Metal (2019), cortesia da Amazon

Enquanto com Anthony Hopkins, as coisas conspiram contra o ator. A Sony Pictures Classics não tem feito o mínimo para a campanha de The Father e Hopkins conseguiu apenas dois prêmios de críticos de Melhor Ator (Boston e Flórida), mas tem mantido forte sua posição na temporada de premiações desde que seu filme estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2020. Suas indicações ao SAG e ao Globo de Ouro fortalecem ainda mais sua posição, sem contar a do BAFTA que com certeza virá. É bom lembrar também que Hopkins nunca ganhou um Globo de Ouro ou um SAG em sua carreira, isso deve dar aos votantes o desejo de recompensá-lo, ainda mais a esse ponto de sua carreira, o que poderia ameaçar Boseman.

Por fim a dúvida é o quinto lugar, que já está trazendo surpresas e deve prometer ainda mais. Além de Delroy, existem dois possíveis runner-ups mais fortes: Steven Yeun e Tom Hanks, mas a indicação ao Globo de Ouro de Tahar Rahim também é uma peça importante para esse quebra-cabeça, podendo até ser capaz de ameaçar Gary Oldman, que embora não tenha aparecido nos prêmios da crítica e nem ser um concorrente tão forte, deve fazer o circuito inteiro. Steven Yeun se fortaleceu com a indicação ao SAG e Critics Choice, mas ainda não é uma aposta tão segura assim ao Oscar. Segue a prévia de Melhor Ator para Fevereiro:

1. Chadwick Boseman
(Indicado ao GG, SAG, CCA e ISA – 8 prêmios da crítica)
2. Anthony Hopkins
(Indicado ao GG, SAG e CCA – 2 prêmios da crítica)
3. Riz Ahmed
(Indicado ao GG, SAG, CCA e ISA – 10 prêmios da crítica)
4. Gary Oldman
(Indicado ao GG, SAG e CCA – 0 prêmios da crítica)
5. Steven Yeun
(Indicado ao SAG, CCA e ISA – 0 prêmios da crítica)
Runner-ups: Tahar Rahim (Indicado ao GG), Delroy Lindo (7 prêmios da crítica) e Tom Hanks.
Happy
0 0 %
Sad
0 0 %
Excited
0 0 %
Sleepy
0 0 %
Angry
0 0 %
Surprise
0 0 %

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *