Noite de Oscar

O seu maior companheiro da temporada de premiações

Festival de Londres 2020 – 10 filmes para ficar de olho

Em sua 64º edição, seguindo os principais festivais de cinema do mundo, o BFI London Film Festival 2020 (Festival de Londres 2020) será o mais acessível de todos os tempos. Misturando sessões presenciais com virtuais – na plataforma Shift72 (utilizada no TIFF, NYFF e futuramente na Mostra de São Paulo) – os organizadores fizeram uma curadoria com produções de mais de 40 países para exibição em 12 dias. O festival está programado para apresentar 58 filmes de 7 a 18 de outubro, 50 dos quais oferecerão estreias virtuais, com uma seleção de filmes chaves da temporada sendo exibidos no recém-reaberto BFI Southbank, bem como em cinemas de todo o país. O Noite de Oscar irá cobrir o festival esse ano e separou dez filmes para você ficar de olho aqui e claro, na temporada de premiações.

1 (e… 2!) – Mangrove e Lovers Rock

Mangrove, dirigido por Steve McQueen, será o filme de abertura do festival e é certamente uma escolha adequada para o Festival de Londres. Parte de sua nova antologia Small Axe para a BBC no Reino Unido e a Amazon nos EUA, o drama de época é estrelado por Letitia Wright e Shaun Parkes e conta a história verídica do julgamento altamente divulgado de um grupo de ativistas negros que entraram em confronto com a polícia de Londres durante uma marcha de protesto em Notting Hill em 1970. O outro episódio da série, Lovers Rock, é ambientado em uma única noite em 1980 e narra uma história de amor em uma festa de blues no início dos anos 1980. As duas produções foram selecionadas em Cannes esse ano e tiveram sua estréia no NYFF.

3 – Nomadland

Frances McDormand em Nomadland (2020)

Oque mais pode ser dito de Nomadland? O ganhador do Leão de Ouro e do People Choice Awards de Melhor Filme ganha espaço no festival britânico e promete expandir ainda mais suas chances na temporada de premiações. Chloé Zhao retorna a direção (após The Rider, outro filme aclamado pela crítica) com este drama americano sobre uma mulher de 60 anos vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna. Chloe, além de dirigir, também produz, escreve e edita o filme.

4 – One Night In Miami

Ben-Adir, Leslie Odom Jr e Aldis Hodge em One Night in Miami (2020)

Regina King, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, estréia na cadeira de direção com One Night in Miami. Expande a peça de teatro de Kemp Powers, Cassius Clay (Eli Goree), após ganhar de Sonny Liston no boxe, se encontra com Malcolm X, Sam Cooke e o jogador de futebol da NFL Jim Brown. O filme ficou em 2º lugar no People Choice Awards do TIFF 2020 e é uma grande aposta da Amazon Studios para a temporada de premiações.

5 – The Human Voice

Tilda Swinton em The Human Voice (2020)

Tilda Swinton vive uma mulher à espera do telefonema do amante que acabou de abandoná-la em The Human Voice, o novo curta de Pedro Almodóvar. A produção tem 30 minutos e foi filmada em tempo record para poder ter sua premiere no Festival Internacional de Veneza. O curta é inspirado na peça A Voz Humana, do francês Jean Cocteau, além de ser o primeiro filme de Almodóvar em língua inglesa.

6 – Kajillionaire

Gina Rodriguez e Evan Rachel Wood em Kajillionaire (2020)

A vida de uma mulher (Evan Rachel Wood) vira de cabeça para baixo quando seus pais criminosos convidam uma estranha (Gina Rodriguez) para se juntar a eles em um grande assalto que estão planejando. Kajillionaire estreou no Festival de Sundance esse ano, aonde recebeu aclamação da crítica americana e européia (virando especial na edição recente da renomada Cahiers du Cinema).

7 – Supernova

Stanley Tucci e Colin Firth em Supernova (2020)

A história de amor dirigida por Harry Macqueen é estrelada por Colin Firth e Stanley Tucci como Sam e Tusker, que estão juntos há 20 anos e agora estão desesperados para conter o início de uma demência precoce em Tusker. O filme teve estréia no Festival de San Sebastian 2020 e foi recebido positivamente pela critica.

8 – Wolfwalkers

Wolfwakers (2020)

Em uma época de superstição e magia, uma jovem aprendiz de caçadora, Robyn Goodfellowe, viaja para a Irlanda com seu pai para exterminar a última matilha de lobos. Enquanto explora terras proibidas para além dos muros da cidade, Robyn se torna amiga de Mebh, uma jovem espírito-livre e membro de uma misteriosa tribo que tem a habilidade de se transformar em lobo à noite. Distribuído pela Apple TV+ e destaque absoluto no Festival Internacional de Toronto, Wolfwalkers com certeza se fará presente no Oscar de melhor animação.

9 – David Byrne’s American Utopia

David Byrne em David Byrne’s American Utopia (2020)

O aclamado espetáculo da broadway de David Byrne, vocalista do Talking Heads, ganhou um formato cinematográfico de respeito pelas mãos de Spike Lee. Gravado entre o final de 2019 e o início de 2020, no Teatro Hudson da Broadway em Nova York, Byrne é acompanhado por um conjunto de 11 músicos, cantores e dançarinos de todo o mundo, convidando o público a um mundo de sonhos alegres onde a conexão humana e a auto-evolução, e a justiça social são fundamentais. A produção será distribuída pelo HBO e teve estrondosa aclamação da crítica ao abrir o Festival Internacional de Toronto 2020.

10 – Ammonite

Kate Winslet e Saoirse Ronan em Ammonite (2020)

Um dos filmes mais aguardados do ano e talvez a garantia de uma nova indicação a Kate Winslet, o filme dirigido por Francis Lee foi recebido de forma mista pela crítica em sua exibição no Festival de Toronto. No entanto, Ammonite está marcando presença em todos os festivais e provavelmente continuará sendo um investimento pesado da NEON para a temporada de premiações (principalmente em atriz coadjuvante, uma categoria bastante volátil até agora). O filme terá sessões apenas presenciais, uma estratégia adotada pela distribuidora em todas as exibições para a imprensa até agora.

Para mais filmes e notícias relacionadas ao BFI Festival 2020, fique ligado nas postagens do Noite de Oscar! Confira também o nosso twitter, @noitedeoscar, para reações iniciais dos filmes do festival!

André Luis

Gosto de rinha de filme.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top